quarta-feira, 29 de junho de 2016



Como limpar esponjas e panos de prato: a higiene correta dos seus utensílios de limpeza

Como limpar esponjas e panos de prato: a higiene correta dos seus utensílios de limpeza


Até mesmo seus utensílios de limpeza precisam ser limpos de tempos em tempos! Leia nosso artigo e saiba como limpar suas esponjas e seus panos de limpeza.

Cleanipedia recomenda:

Para não haver necessidade de esfregar os panos da sua casa para remover manchas, o ideal é usar na lavagem deles um detergente com alto poder de limpeza. Outra opção é fazer uso de produtos como OMO ou Brilhante Utile na pré-lavagem ou na máquina de lavar.

A higiene correta dos seus panos e utensílios de limpeza é tão importante quanto as tarefas de limpeza da casa – afinal de contas, as superfícies só ficarão limpas se os panos usados na limpeza também estiverem. Por isso, panos de microfibra, esponjas e todos os outros materiais de limpeza precisam ser limpos e higienizados com regularidade.
Veja a seguir quais são as melhores maneiras de impedir que seus utensílios de limpeza se transformem em ímãs para germes.

Pano ou esponja: qual é o mais seguro?

Cada pessoa tem suas próprias preferências e opiniões em relação aos melhores utensílios para as tarefas domésticas. Algumas pessoas preferem usar esponjas ao invés de escovas para lavar a louça, enquanto outras optam por usar panos para limpar as superfícies da cozinha no lugar da esponja.
Em termos de limpeza, não existe muita diferença entre uma esponja e um pano – ambos podem hospedar germes se não forem higienizados regularmente. De acordo com uma pesquisa de 2012 do Instituto Nacional de Ciência nos Estados Unidos, 86% das esponjas e dos panos testados continham mofo, e 77% deles hospedavam bactérias. Por isso, é importante saber como manter limpos os utensílios de limpeza.

Como limpar esponjas e panos de prato

Como higienizar os panos de limpeza

Os panos de limpeza devem ser enxaguados e pendurados ou estendidos abertos após o uso, para evitar que os micróbios se proliferem na superfície quente e úmida. A melhor maneira de higienizar panos de limpeza é lavá-los na lavadora com seu detergente para roupas preferido, como OMO, Brilhante, ALA e outras marcas. Isso vale também para panos de prato e panos de microfibra.
Você pode ainda pôr de molho os panos que estiverem mais manchados ou sujos em um balde com um pouco de água sanitária – mas certifique-se de enxaguá-los bem antes de colocá-los na lavadora. Se possível, coloque-os para secar ao ar livre.

Como higienizar suas esponjas

As esponjas costumam ser um dos principais focos de contaminação da cozinha. Por isso, é recomendável fazer a limpeza desses itens pelo menos uma vez por semana. Do contrário, o risco de proliferação de bactérias aumenta – sem falar do mau cheiro na pia! Eis algumas maneiras eficientes de como fazer isso:
  1. Coloque a esponja no ciclo normal da lava-louças, visto que as altas temperaturas matam todos os germes.
  2. Caso não tenha uma lava-louças, lave a esponja na pia com água bem quente e um detergente antibacteriano, esfregue-a bem e enxágue-a. Em seguida, mergulhe a esponja em uma solução com uma colher de sopa de água sanitária para 4 litros de água e deixe-a de molho por uma hora. Em seguida, enxágue-a bem.
  3. Como alternativa, você pode ainda colocar a esponja úmida no micro-ondas e aquecê-la em alta temperatura por 2 minutos. Mas tome cuidado ao retirar a esponja do micro-ondas, pois ela estará quente!

Dicas para cuidar das escovas e panos de limpeza

  • Caso você queira lavar os panos de limpeza em grande quantidade, guarde-os em um recipiente de plástico com tampa, para evitar o mau cheiro na cozinha.
  • As escovas são consideradas a opção mais higiênica para lavar louças, pois são fáceis de limpar e secam rapidamente. De todo modo, você também deve higienizá-las com frequência, mergulhando-as em uma solução com água sanitária, como faria com a esponja.
  • Caso você use panos de microfibra, limpe-os após cada uso para obter melhores resultados.
O lembrete mais importante é escorrer o máximo de água possível de todos os utensílios de limpeza e dar espaço para que eles sequem adequadamente. Sem umidade, os germes não tem onde se esconder!

Dica importante:

Ao desinfetar esponjas no micro-ondas, certifique-se de que não há fragmentos de metal grudados na esponja e sempre molhe-a com água antes, visto que ela pode pegar fogo se não for umedecida apropriadamente.


https://www.cleanipedia.com/br/banheiro-e-cozinha/como-limpar-esponjas-e-panos-de-prato


segunda-feira, 27 de junho de 2016


Como tirar mancha de tinta


Como tirar mancha de tinta

Não sabe como tirar tinta de tecido? Leia o nosso artigo antes de tentar qualquer método. Aqui você aprende como remover tinta de tecido e de couro. Confira!

Cleanipedia recomenda

As soluções caseiras parecem úteis quando estamos com pressa, mas ter um tira-manchas de qualidade e bons produtos de lavanderia em sua casa resolve seus problemas. OMO Tira-Manchas e OMO Líquido Super Concentrado combatem as manchas mais difíceis e podem ser usados diretamente na máquina de lavar. Além disso, você pode adicionar o amaciante Comfort para deixar suas toalhas e roupas mais macias.

Passo-a-passo:

  1. Leia as instruções de lavagem na etiqueta da roupa antes de tentar qualquer método para tirar manchas.
  2. Aplique OMO Líquido Super Concentrado diretamente na mancha de tinta e lave a roupa normalmente depois.






Se você descobriu manchas de tinta de caneta em um tecido ou um móvel, não se preocupe. A mancha de tinta não é difícil de remover, desde que sejam utilizados métodos de limpeza apropriados para diferentes materiais.
Saiba como remover tinta de tecido, madeira e couro de modo prático e rápido. Antes de começar o processo, lembre-se de usar luvas e de testar os produtos de limpeza numa área pequena e imperceptível, para evitar que novas manchas apareçam.

Como tirar mancha de tinta de tecido

Se você está pensando como remover mancha de tinta do tecido, não tem mistério. Se sua toalha de mesa, toalha de banho ou lençol foram manchados com tinta de caneta, use OMO Tira-Manchas. Ele pode ser usado na máquina de lavar em conjunto com OMO Multiação para potencializar o efeito. Se preferir, você também pode aplicar OMO Líquido Super Concentrado diretamente na mancha como no vídeo a seguir. Esfregue delicadamente com a ponta dos dedos e enxágue. Depois é só lavar a roupa normalmente, usando um pouco de Comfort para deixá-la macia e perfumada.
Numa peça de tecido grande como um lençol, o tecido pode ficar dobrado na hora de tratar a mancha. Por isso, antes de começar a operação, coloque um papel-toalha debaixo da mancha para evitar que a tinta se transfira para o outro lado do tecido. Algumas vezes, especialmente no uso de removedores caseiros, como álcool por exemplo, a mancha pode permanecer. Neste caso, tente colocar um pouco de leite morno sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias. Depois coloque a peça para lavar na máquina, com a dosagem adequada de OMO Multiação. Essas soluções caseiras precisam ser usadas com cuidado, pois alguns produtos podem fazer a mancha se espalhar ou piorar.
Como tirar mancha de tinta

Como tirar mancha de tinta dos móveis

Caso seu sofá de tecido tenha sido marcado com tinta, aplique OMO Líquido Super Concentrado no local da mancha. Se possível, remova a capa de tecido do sofá antes de começar o processo de limpeza. Limpe com um pano úmido e seque com papel toalha. Para uma solução caseira, limpe a mancha com uma flanela umedecida em álcool e coloque um papel-toalha por cima da área afetada, para puxar a tinta. Cuidado para o álcool não espalhar a mancha ainda mais. Passe um pano umedecido em uma mistura de água e detergente e seque em seguida.
Caso o móvel atingido seja de couro, use Cif Cremoso e um pano úmido para limpar. Você pode tentar passar um pouco de álcool num pano de algodão seco e esfregar sobre a mancha, delicadamente. Em seguida, seque a área atingida com um pedaço de papel-toalha. Se o couro continuar manchado, passe uma mistura de sabão neutro e vinagre branco, com um pano úmido.
Para tirar mancha de tinta de caneta de móveis de madeira, como cadeiras ou mesas, passe o suco de um limão sobre a área afetada e enxágue com um pano úmido. Depois que a mancha tiver saído, passe um lustra-móveis para recuperar o brilho da madeira.
Agora que você aprendeu algumas dicas de limpeza para recuperar peças de tecido, madeira ou couro manchadas com tinta, da próxima vez que você riscar alguma superfície com caneta, a solução será fácil e rápida. Vá em frente e tente!

sexta-feira, 24 de junho de 2016



Como limpar persianas

Como limpar persianas


Aprender como limpar persianas vai garantir que elas durem mais e não acumulem poeira e ácaros. Saiba como limpar persianas em casa com a Cleanipedia.

Cleanipedia recomenda:

Tome cuidado para nunca dobrar as persianas e deixá-las marcadas, e se usar o aspirador na limpeza, use-o com o encaixe da escova. Prefira usar produtos neutros, e tente limpar suas persianas pelo menos a cada 15 dias para evitar que a poeira e ácaros se acumulem.




As persianas das suas janelas podem acumular poeira e sujeira muito rapidamente, por isso, aprender como limpar persiana pode ser bastante útil para fazer uma limpeza regular e descomplicada.
O ideal é limpar as persianas semanalmente para retirar pelo menos a poeira das lâminas. Já uma limpeza profunda pode ser feita a cada quinze dias. Uma boa dica de como limpar persianas de plástico ou PVC, é utilizar produtos de limpeza multiuso, como o Cif Cremoso que funciona muito bem para limpar esse tipo de material.
como limpar persiana

Como limpar persianas em casa

Com os materiais e métodos adequados, é possível descomplicar a tarefa de limpar cortinas. Veja a seguir dicas para limpar os mais variados materiais de persianas:
Como limpar persianas de PVC: primeiro retire o pó com um espanador ou pano seco. Se preferir, o aspirador também pode ajudar, desde que utilizado com cuidado, especialmente no trilho. Em seguida, use um pano umedecido com água e detergente neutro. Evite produtos abrasivos e esponjas para não correr o risco de riscar o PVC. Limpe as persianas de cima para baixo e finalize secando com um pano de microfibra.
Como limpar persianas de alumínio: para limpar este tipo de persiana, você tem duas alternativas: retirá-las da parede ou usar um produto multiuso. Se você puder retirá-las, lavar em uma banheira – ou mesmo no quintal – com água e detergente são boas opções. Caso contrário, tire o pó e, em seguida, aplique um limpador como o Cif Cremoso. Independente da sua escolha, finalize passando um pano macio para retirar qualquer resíduo e seque bem para não correr o risco de enferrujar. O truque de retirar as persianas vale também para quem quer saber como limpar persianas verticais, já que elas são mais fáceis de serem removidas e colocadas de volta.
Como limpar persianas tecido: aprender como limpar persianas de pano é fundamental já que este é o material que mais acumula poeira e ácaros. Para retirar a poeira, o método mais eficaz é passar o aspirador de cima para baixo. Use-o com o encaixe da escova e no nível mínimo de sucção para não correr o risco de estragar o tecido. No caso de manchas, tente removê-las com um água úmida e sabão neutro. Não encharque o tecido e deixe as janelas abertas para secar bem.
Como limpar persianas de madeira: em geral, as persianas de madeira já contam com um tratamento especial para repelir pó e sujeira. De qualquer forma, elas ainda precisam ser limpas. Use um pano ou espanador para retirar a poeira e, em seguida, aplique um lustra móveis para dar brilho. Não encharque o material com nenhum tipo de produto ou água para não causar manchas ou desbotamentos.
https://www.cleanipedia.com/br/materiais-e-superficies/como-limpar-persianas

quinta-feira, 23 de junho de 2016

COMPARTILHE ESSA IDÉIA!!!!!



Como limpar pincel de maquiagem

Como limpar pincel de maquiagem

Aprenda com a Cleanipedia como limpar pincel de maquiagem. Descubra o que fazer para facilitar a limpeza e a durabilidade desses acessórios. Leia mais!

Cleanipedia recomenda:

Condicionadores de cabelo podem amaciar as cerdas dos pincéis de maquiagem. Assim como você faz com seu cabelo, não se esqueça de usar o produto nos seus pincéis naturais após lavá-los!

Dicas de como limpar pincel de maquiagem


Dica importante:

Resista a tentação de usar o secador de cabelo para secar os pincéis de maquiagem após a limpeza. Produtos à base de álcool ajudam a secar as cerdas rapidamente, liberando o acessório para o uso num instante.







Ao permitir que seus pincéis de maquiagem acumulem resíduos, eles poderão se tornar ineficazes e espalhar a maquiagem de forma desigual. Além disso, os pincéis retêm oleosidade e umidade, favorecendo a multiplicação de bactérias - e você certamente não quer isso perto do seu rosto. Por sorte, limpar os pincéis é mais fácil do que você imagina!

Como lavar pincel de maquiagem: instruções básicas

Não há um consenso sobre a melhor maneira de limpar pincéis de maquiagem, mas a maioria dos métodos são essencialmente o mesmo; eles simplesmente diferem no que diz respeito ao melhor tipo de sabão a ser usado. Veja aqui um guia simples de como 
  1. Enxágue os pincéis em água morna. Tenha cuidado para não saturar as cerdas perto da virola (a parte onde as cerdas se conectam ao cabo). Se as cerdas ficarem ensopadas nessa parte, elas podem inchar e até mesmo cair: um processo difícil de reverter quando iniciado.
  2. Aplique uma pequena quantidade de shampoo para bebê, ensaboando até formar espuma. A técnica é semelhante à usada na limpeza dos pincéis de barbear. Caso não tenha shampoo para bebê disponível, você também pode usar um sabonete para mãos.
  3. Enxágue novamente com água corrente até remover todo o sabão. Mais uma vez, tenha cuidado para não molhar as cerdas perto da virola.
  4. Aperte suavemente com um lenço de papel e coloque os pincéis para secar em um ambiente ventilado. Isso levará umas duas horas, mas seja paciente. Tentar acelerar o processo com um secador de cabelo, por exemplo, pode destruir as cerdas e danificar o pincel.

    Como limpar pincéis de maquiagem: pincéis naturais

    Pincéis endurecidos não são agradáveis de usar e dificultam a aplicação da maquiagem. Isso se aplica especialmente aos pincéis naturais de alta qualidade, que costumam ser mais caros que os sintéticos. O condicionador de cabelo é um ótimo aliado para limpar esses acessórios e restaurar a maciez das cerdas dos pincéis naturais. Você pode usar qualquer tipo de condicionador para fazer a limpeza do seu pincel.

    Como limpar pincéis de maquiagem: pincéis sintéticos

    O método de limpeza dos pincéis sintéticos é bem semelhante ao utilizado para limpar os pincéis naturais. Portanto, você pode seguir as instruções acima ou usar um pouco de detergente no lugar do shampoo. Isso porque o produto é eficiente para tirar a gordura dos alimentos, bem como remover os resíduos de maquiagem.

    Como lavar pincéis de maquiagem: uma alternativa

    Produtos de limpeza à base de álcool removem a maquiagem com bastante facilidade, e têm a vantagem de secar rapidamente. Limpar pincel de maquiagem com esses produtos também reduz o risco de danificar as cerdas ou cabos de madeira dos acessórios. Além de sua ação antibacteriana, outra vantagem dos produtos à base de álcool é que as cerdas não demoram para secar após a limpeza, liberando o acessório para o uso rapidamente.
    Agora que você aprendeu como limpar pincel de maquiagem, não há mais desculpas para adiar essa tarefa. Você se sentirá muito melhor ao se maquiar!
  5. https://www.cleanipedia.com/br/materiais-e-superficies/como-limpar-pincel-de-maquiagem












































quarta-feira, 22 de junho de 2016

Como tirar mancha de molho de tomate das roupas

Como tirar mancha de molho de tomate das roupas


Dizem que blusa branca e molho de tomate se atraem. Aprenda aqui o melhor jeito de tirar mancha de molho de tomate e saboreie seu almoço sem medo. Leia mais!

Cleanipedia recomenda

Manchas de molho de tomate são apenas algumas das muitas manchas cotidianas que você vai encontrar em sua roupa mais cedo ou mais tarde. OMO Multiação Líquido pode ser usado diretamente no tecido como pré-tratamento de manchas. Assim, você não precisa arriscar soluções caseiras nem esfregar muito!





Tomates são ingredientes essenciais em muitos de nossos pratos favoritos. Mas os livros de receitas não mostram como tirar mancha de molho de tomate da roupa depois. Por isso, se você está cozinhando uma moqueca ou um arroz carreteiro, não deixe que as inevitáveis manchas de molho de tomate estraguem o seu jantar especial.

Como tirar mancha de molho de tomate da roupa?

Tirar mancha de molho de tomate parece mais assustador do que realmente é. A melhor coisa a fazer é manter a calma e agir rápido. Uma mancha de tomate ainda fresca é muito mais fácil de remover do que uma antiga.
Primeiro identifique o tipo de molho de tomate que causou a mancha. Isto é importante porque produtos processados, como ketchup ou molho pronto de macarrão, contêm outros ingredientes como azeite, vinagre e açúcar. Leia a parte de trás da embalagem e anote quaisquer outros ingredientes que possam afetar o processo de lavagem.
Também é importante testar todos os produtos de limpeza que você for usar em uma pequena área da roupa, como a parte interna da barra por exemplo. Isso garante que o produto e o tecido da sua roupa são compatíveis.

Como tirar mancha de molho de tomate feito com ingredientes frescos

Se a mancha foi causada por molho feito com tomates frescos, o processo de limpeza é muito simples.
  1. Com cuidado, retire o excesso de molho com uma faca de mesa e enxágue em água corrente pela parte de trás da mancha. Assim o molho de tomate sai do tecido exatamente por onde veio. Não desvire o tecido ou esfregue a mancha, pois isso irá apenas incorporar mais molho de tomate nas fibras do tecido.
  2. Aplique um pouco de OMO Multiação Líquido sobre a mancha com um pano limpo e úmido. Use pequenos movimentos circulares para esfregar. Não deixe de verificar o rótulo do seu detergente e a etiqueta da sua roupa para garantir que os dois são compatíveis. Se preferir, roupas delicadas podem ser tratadas com um detergente neutro como OMO para Roupas Delicadas
  3. Depois que a maior parte da mancha for removida, lave a roupa como de costume. Tenha o cuidado de seguir as instruções do fabricante e os símbolos de lavagem da etiqueta da roupa.


segunda-feira, 20 de junho de 2016


Limpeza de áreas externas: as melhores maneiras de limpar seu quintal e deck de madeira

Limpeza de áreas externas: as melhores maneiras de limpar seu quintal e deck de madeira

Você quer se livrar das manchas ou da sujeira do seu quintal e manter o seu deck de madeira sempre limpo? Confira dicas incríveis e se prepare para aproveitar o sol em sua casa!

Estratégias de limpeza de áreas externas para quintal e deck de madeira

Cleanipedia recomenda:

Existem muitos produtos no mercado para a limpeza do quintal, mas eles nem sempre são necessários. De modo geral, é seguro usar água sanitária em superfícies mais resistentes, como concreto. Mas se o seu quintal for feito de um tipo especial de pedra, utilize um produto próprio para ela ou cristais de soda, para evitar descoloração ou outros danos.





Por ficarem expostas às condições climáticas, as pedras do quintal tendem a ficar sujas e perder a cor facilmente, por isso, é recomendável limpá-las pelo menos uma ou duas vezes por ano, de preferência na primavera ou no verão. Veja a seguir dicas de como limpar quintal e decks de madeira.
Você vai precisar de:
  • Água sanitária ou um produto de limpeza específico para quintal.
  • Uma mangueira comum, para jogar água no quintal antes e depois da limpeza. Ou uma mangueira de alta pressão, para remover sujeiras mais persistentes (opcional).
  • Uma vassoura, para varrer a área antes e depois da limpeza (opcional).
  • Uma escova resistente, para esfregar toda a área vigorosamente.
  • Luvas grossas e óculos de proteção.

Como limpar o quintal

A primeira etapa da limpeza do quintal é a preparação. Comece removendo todos os objetos da superfície do quintal. Em seguida, misture o produto de limpeza de sua preferência (geralmente, um copo de água sanitária, limpador ou cristais de soda, mas vale ler o rótulo para confirmar) em um balde de água quente. Para uma limpeza prolongada, recomendamos o uso de Vim Cloro Gel, que permanece mais tempo na superfície.  Com os produtos e materiais prontos, basta seguir esse passo a passo:

  1. Use a mangueira para lavar toda a área. Mesmo que você não tenha uma mangueira de alta pressão, isso vai facilitar o processo de limpeza.
  2. Use uma escova resistente para esfregar toda a área do quintal com a solução de limpeza.
  3. Deixe a solução agir por no mínimo cinco e no máximo dez minutos.
  4. Depois use a mangueira para enxaguar o local com água abundante.
  5. Tome cuidado para que a solução de limpeza não caia na grama ou em canteiros – muitos dos produtos adequados para esse tipo de limpeza são prejudiciais à grama e às flores. Contudo, ela pode ajudar você a retirar a erva-daninha que cresce entre as pedras!
  6. Como limpar deck de madeira
  7. O deck exige atenção redobrada, porque a madeira tende a descolorir e sofrer mais danos do que a pedra. Mas, de modo geral, os limpadores de deck comerciais podem ser substituídos por água sanitária. Já as instruções para limpeza do deck de madeira são idênticas às instruções para limpeza do pátio. Confira, contudo, alguns cuidados adicionais:
    • Certifique-se de realinhar as tábuas que se deslocarem e troque as que estiverem deformadas. O deck fica perigoso se a madeira estiver muito danificada, e o problema pode se agravar ainda mais com o uso de produtos químicos corrosivos.
    • Aplique verniz à madeira para protegê-la dos danos das intempéries. Borrife um pouco de água no deck para saber se ele precisa ser envernizado. Se a água for rapidamente absorvida pela madeira, então o verniz pode ser, de fato, um bom tratamento adicional.
  8. Uso de água para limpar o pátio ou o deck da sua casa

Como limpar deck de madeira

O deck exige atenção redobrada, porque a madeira tende a descolorir e sofrer mais danos do que a pedra. Mas, de modo geral, os limpadores de deck comerciais podem ser substituídos por água sanitária. Já as instruções para limpeza do deck de madeira são idênticas às instruções para limpeza do pátio. Confira, contudo, alguns cuidados adicionais:
  • Certifique-se de realinhar as tábuas que se deslocarem e troque as que estiverem deformadas. O deck fica perigoso se a madeira estiver muito danificada, e o problema pode se agravar ainda mais com o uso de produtos químicos corrosivos.
  • Aplique verniz à madeira para protegê-la dos danos das intempéries. Borrife um pouco de água no deck para saber se ele precisa ser envernizado. Se a água for rapidamente absorvida pela madeira, então o verniz pode ser, de fato, um bom tratamento adicional.

Dica importante:

Água sanitária e produtos de limpeza pesada são corrosivos e podem irritar os olhos e a pele, por isso é importante usar luvas grossas ao manuseá-los. Óculos de proteção também são essenciais, caso você use uma mangueira de alta pressão.


https://www.cleanipedia.com/br/area-externa/as-melhores-maneiras-de-limpar-seu-quintal

sexta-feira, 17 de junho de 2016



Como esterilizar mamadeiras e outros itens para bebês




Como esterilizar mamadeiras e outros itens para bebês

O uso de mamadeiras esterilizadas é importante para manter a saúde do bebê. Saiba como esterilizar as mamadeiras lendo nossas dicas e conselhos.

Esterilização de mamadeiras

Cleanipedia recomenda

Antes de esterilizar as mamadeiras e os demais acessórios de alimentação do bebê, lave-os com detergente neutro e uma escova específica para essa finalidade. E enxague com bastante água para remover todos os resíduos de sabão.




Não importa se você decidiu alimentar seu bebê com leite materno ou fórmula infantil, o importante é manter os acessórios para alimentação do seu recém-nascido sempre limpos e esterilizados. Isso inclui mamadeiras e bicos, acessórios anticólica, sugadores de leite, colheres e seringas utilizadas para administrar medicamentos.
O sistema imunológico dos recém-nascidos é frágil, por isso eles são mais suscetíveis aos germes e bactérias do dia a dia – e que geralmente não fazem mal aos adultos, mas podem causar doenças em crianças pequenas. Vômito, diarréia e irritação da mucosa oral são os sintomas mais comuns.
A correta esterilização de mamadeiras e de outros acessórios de alimentação é importante porque diminui as chances de que seu bebê entre em contato com esses germes e bactérias, reduzindo assim consideravelmente o risco de doenças.

Como escolher um esterilizador de mamadeiras?

Muitos pais de primeira viagem se perguntam como esterilizar mamadeiras da melhor forma possível. E isso é muito simples. Você pode comprar um esterilizador de mamadeiras ou utilizar objetos e itens que você já tem em sua casa para realizar o mesmo processo.
A escolha de um esterilizador de mamadeira depende de preferências pessoais e das circunstâncias de cada caso. Os pais que têm tempo e procuram opções econômicas podem optar pelo método de fervura. Já aqueles que têm menos tempo podem preferir a rapidez dos esterilizadores elétricos ou para micro-ondas. A esterilização a frio é igualmente eficiente, mas muitos preferem utilizar métodos naturais e evitar o uso de soluções e pastilhas esterilizantes.
Confira algumas opções para esterilizar mamadeiras e outros acessórios de bebê.

Esterilizador de mamadeira elétrico

Os esterilizadores elétricos podem ser comprados em qualquer loja de produtos para bebês e são um dos métodos mais populares para esterilização de mamadeiras. Eles são capazes de esterilizar até seis mamadeiras e seus acessórios de uma vez e levam menos de cinco minutos para fazer isso.
  1. Encha o esterilizador de mamadeiras com uma pequena quantidade de água fria. Leias as instruções de uso do seu produto para saber a quantidade exata. Em geral, um esterilizador com capacidade para seis mamadeiras precisa de aproximadamente 200ml de água.
  2. Depois coloque as mamadeiras e acessórios já limpos com água e detergente para louças no esterilizador de mamadeiras. Lembre-se de que a água e o aquecedor estão na parte inferior do equipamento, e que o vapor sobe. Isso significa que os acessórios devem ser colocados com suas aberturas viradas para baixo: os bicos devem estar virados para cima e as mamadeiras colocadas de cabeça para baixo.
  3. Tampe bem o esterilizador, vedando toda a extensão do aparelho. Se houver uma única brecha, o vapor pode escapar.
  4. Ligue o esterilizador e deixe-o funcionando pelo tempo indicado nas instruções – em geral, de 5 a 10 minutos. Uma vez terminado o processo, deixe as mamadeiras esfriarem antes de retirá-las do esterilizador.
  5. Se a tampa não for removida, as mamadeiras podem ficar dentro do esterilizador por até seis horas. Mas, uma vez que tenha sido retirada, as mamadeiras precisam ser remontadas rapidamente com seus respectivos acessórios para evitar que o seu interior se contamine.

Esterilizador de mamadeira para micro-ondas

O esterilizador de mamadeira para micro-ondas é muito similar ao esterilizador elétrico, a única diferença é que ele usa o aparelho micro-ondas para aquecer a água e criar um ambiente cheio de vapor. Esse tipo de esterilizador deve ser utilizado da mesma maneira que um esterilizador elétrico, com as aberturas das mamadeiras viradas para baixo. Certifique-se também de que as mamadeiras sejam remontadas no instante em que entrarem em contato com o ar.









































Como esterilizar mamadeiras na lava-louças

Se você tiver uma lava-louças, ela pode ser utilizada tanto para limpar quanto para esterilizar acessórios de bebê. Contudo, é importante que seus acessórios para alimentação sejam adequados para lavagem em lava-louças (utilize a prateleira de cima, se necessário) em um programa com calor alto, acima dos 80ºC.

Muitos pais acham que o método da lava-louças é controverso, pois ele tende a danificar mamadeiras e acessórios mais rapidamente que outros métodos. Além disso, há chance de que os bicos sejam arremessados dentro da máquina com a pressão da água, fiquem com água suja acumulada dentro deles e precisem ser lavados e esterilizados outra vez.

Como esterilizar mamadeiras por fervura

Também é possível esterilizar mamadeiras utilizando uma panela e o fogão. Você não vai precisar de equipamentos especiais, mas vale mencionar que os bicos e os tubos da sugadora de leite podem ter a sua vida útil reduzida mais rapidamente ao se utilizar essa técnica.
  1. Encha uma panela com água fria e coloque os acessórios para alimentação do bebê dentro dela. Certifique-se de que todos os itens estejam completamente cobertos pela água e de que não haja bolhas de ar.
  2. Coloque uma tigela ou um prato pesado em cima da panela, quase em contato com a água. Isso fará com que todos os itens permaneçam imersos.
  3. Espere que a água da panela levante fervura e continue fervendo por dez minutos.
  4. Se você não retirar o peso de cima, as mamadeiras podem ficar na panela por até seis horas, mas a melhor opção é remontá-las assim que elas tenham esfriado o suficiente. Lembre-se, as mamadeiras podem ser utilizadas dentro de 24 horas antes de precisarem ser esterilizadas novamente.

Como esterilizar mamadeiras a frio

A esterilização a frio é perfeita para pais que precisam esterilizar as mamadeiras dos bebês onde quer que estejam, sem acesso à eletricidade ou água fervente. Com um recipiente de plástico limpo, uma solução ou pastilha esterilizante (disponíveis em supermercados) pode ser adicionada à água utilizada para esterilizar os itens dos bebês.
Assegure-se de que todos os itens estejam imersos na água por um mínimo de 30 minutos ou, se possível, por mais tempo. A água e a solução podem ser reutilizadas conforme necessário, mas devem ser trocadas a cada 24 horas.

Por quanto tempo Esterilizar as mamadeiras?

Você ficará contente em saber que, aos 12 meses, o sistema imunológico do seu bebê já está forte o suficiente para atacar a maioria dos germes e bactérias do dia a dia. Dessa maneira, você pode parar de esterilizar os acessórios que ele usa após um ano de idade, aproximadamente.
Contudo, é sempre bom continuar a lavar bem as mamadeiras e outros acessórios imediatamente após o uso, quando o leite ou a fórmula infantil ainda estão frescos, uma vez que é mais difícil limpar os acessórios apropriadamente depois que os líquidos secam.
Além dos acessórios, também é importante ter cuidados com as roupinhas do bebê. Conheça as dicas de OMO sobre como lavar e esterilizar as roupas dos recém-nascidos.
Sempre lave bem as mãos, preferencialmente com um sabonete antibacteriano, quando for manusear os itens que foram esterilizados para não contaminá-los novamente.
https://www.cleanipedia.com/br/materiais-e-superficies/como-esterilizar-mamadeiras-e-outros-itens-para-bebes

Como limpar e esterilizar acessórios de bebês