terça-feira, 5 de abril de 2016

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DO QUINTAL

Quando se trata de formar um jardim, assim como a um quintal, deve-se evitar erros que poderão  mais tarde levar seu criador a se aborrecer 

Primeiro passo é delimitar a área disponível, depois de deixar livre a passagem dos carros para a garagem. È indispensável saber por onde passam as encanações de água e esgoto, e também de eletricidade, quando a fiação não é aérea mas soterrada
Um jardim precisa ter caminhos que permitam alcançar as plantas para aguá-las, fertilizá-las.
Limpa-las de folhas e frutos secos, e lhes prestar outros cuidados. Deve haver  um caminho central, não importa se reto ou sinuoso, e dele partirão caminhos secundários.
Não se fazem mais contornos de alvenaria delimitando as áreas gramadas ou plantadas. 

Essas muretas dificultam a limpeza, criam poças d'água nas passagens, impedem que a terra e o adubo que caiam no caminho possam ser varridos para o canteiro. Os canteiros em que se divide o jardim são hoje demarcados pelos caminhos pavimentados e estarão no mesmo nível deles.

Depois do terreno limpo, após a construção dos caminhos, se faz o plantio. As ferramentas para isto vão das mais simples, como uma pequena pá com cabo de madeira, que não passa de uns 30 cm, e uma enxadinha, até as furadeiras de cabo articulado e os trados. 

Estes últimos são utilizados para plantios em maior quantidade de mudas e em jardins maiores, ou quando o solo é ruim e se deseja fazer uma cova que será enchida com terra adubada que receberá as sementes ou as mudas de plantas.

É importante, tanto para um jardim novo como para a manutenção de um antigo, que seja observada sua posição em relação ao sol da tarde. Se o jardim recebe apenas o sol da tarde, é necessário escolher plantas que suportem maior exposição aos raios solares e ao calor.

Outro cuidado que se deve ter na escolha das plantas, é quanto às raízes. Apesar de bonitas, algumas têm raízes longas e poderosas, que podem romper calçadas e entortar canos no seu caminho. Outras têm raízes com abundancia de fios, que penetram em qualquer espaço em grande numero, gerando uma cabeleira capaz de entupir uma caixa de esgoto.

Muito importantes são as torneiras e mangueiras para aguar. Regar o jardim com um regador é um trabalho que pode levar ao aborrecimento e ao desinteresse de cuidar das plantas. Igualmente tedioso e cansativo é precisar utilizar uma longa mangueira que dá volta na casa para ser acoplada na lavanderia. Por isso é necessário que (e o mesmo vale para o quintal) no jardim haja uma torneira que facilite a irrigação. Isto não é difícil, quando se sabe por onde passa o cano de alimentação de água da casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário