Apesar de ser o local em que nós nos sentimos mais seguros, a nossa casa conta com substâncias potencialmente perigosas em quase todos os ambientes. Produtos de limpeza e medicamentos podem oferecer riscos se utilizados de maneira indevida. A intoxicação por produtos químicos pode ter consequências muito graves e por isso é indispensável que você tome medidas preventivas para evitar este tipo de acidente.
Reduzindo o risco de intoxicação com produtos de limpeza
Especialmente em casas com crianças e animais, os cuidados para evitar este tipo de acidente precisam ser redobrados. A seguir estão algumas precauções simples que você pode tomar no dia-a-dia para tornar o seu lar um ambiente realmente seguro.
- A instrução mais básica, mas que vale a pena ser relembrada, é a de guardar os produtos de limpeza e higiene longe do alcance de crianças ou animais. Deixe as embalagens em locais altos ou dentro de armários trancados. Nunca guarde produtos químicos junto com comidas ou medicamentos, e também os proteja do sol ou do calor excessivo, já que algumas substâncias podem ser inflamáveis.
- Quando estiver limpando a casa, não deixe os produtos abertos e mantenha-os sempre perto de você, especialmente se tiver crianças em casa.
- Não misture diferentes produtos químicos, pois algumas combinações podem resultar em substâncias tóxicas perigosas à saúde. Água sanitária e água oxigenada, cloro e amônia, água sanitária e amônia, e nitrato de potássio e detergente, são algumas das misturas que devem ser evitadas.
- Ao jogar produtos químicos no lixo, não os deixe em um lugar de fácil acesso para as crianças, já que o resto da substância no fundo da embalagem também pode causar acidentes.
- Utilize luvas de borracha e lave bem as mãos sempre que manusear um produto químico. Para evitar problemas com a inalação destas substâncias, utilize máscaras durante a limpeza.
O que fazer: intoxicação por produtos de limpeza
No caso de um acidente, você precisa estar preparado para identificar e lidar com a intoxicação por produto de limpeza. Sintomas como enjoos, dores de cabeça, alergias, tosses, inflamações nos olhos, irritações na pele e até mesmo perda de apetite, podem estar relacionados a este tipo de intoxicação, afetando inclusive animais domésticos.
Geralmente, as embalagens dos produtos contam com instruções de como agir no caso de ingestão acidental de substâncias. Se o contato com o produto causar irritações graves na pele ou nos olhos, é recomendável lavar a região com água corrente, e se necessário procurar um médico. Já se a intoxicação for causada por inalação de substâncias tóxicas, é leve a pessoa para um ambiente bem ventilado, e se os sintomas persistirem, consulte um médico.
Lembre-se que em casos de ingestão, a recomendação é ir imediatamente ao pronto-socorro, levando a embalagem do produto que foi ingerido. Não tente provocar vômito, ou ingerir água ou leite, e se necessário, acione o serviço de emergência da sua cidade.
https://www.cleanipedia.com/br/manutencao-da-casa/prevenindo-a-intoxicacao-por-produtos-de-limpeza
Nenhum comentário:
Postar um comentário